sábado, 8 de agosto de 2009

Acheguemo-nos somente através de Cristo para louvar a Deus

"Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, ..." (Hb 10:19-22)

Por quantas vezes você em um determinado momento do culto dominical, já ouviu o liturgista convidar para vir à frente o "grupo de Louvor"? Geralmente com uma frase semelhante a essa: "Agora vamos passar para o período de louvor com o ministério de louvor." Segue-se então um pedido do mesmo para que um irmão ore pelo determinado grupo, e a oração que se segue costumeiramente mantém-se nestas palavras: "Senhor, pedimos que o Senhor abençoe os irmãos do ministério de louvor,ungindo seus lábios e mãos, para que o louvor ministrado por eles seja perfeito..., que eles sejam humildes, e faça-se tudo para sua glória e que não aja discórdia entre eles..., amém.". Então começam a tocar instrumentos e cantarem cânticos dos mais variados ritimos e estilos, com letras tão profundas quanto uma poça d´agua. Isto é o que chamam de período de louvor da igreja em um culto dominical.

Quanta meninice na fé! Algo que tem sido tão comum semana após semana em nossas igrejas, expressa na pratica a completa falta de discernimento da igreja contemporânea.

Vejamos brevemente alguns pontos:

Primeiramente, quando a igreja se reúne para um culto solene, não existe um período de louvor, todo o serviço realizado neste momento é uma expressão de louvor ao Senhor, desde a saudação até o amém final, sejam cânticos, sejam orações, seja a pregação, seja testemunhos, tudo é louvor, caso não o seja, então o que esta sendo realizado não é culto solene ao Senhor. Não é possível fragmentar um culto.

Um outro detalhe dentro desse mesmo contexto de fazer separação entre as cosias durante o culto é a distinção que se faz entre os membros "comuns" da igreja e um grupo em especial. Somos um corpo, sendo um corpo, somos um! Não existe um grupo ou equipe de louvor! Existe sim um corpo expressando louvor! Todos os crentes presentes pertencem, formam "o grupo de louvor", que está reunido para expressar esse louvor através de cânticos, orações, pregação da Palavra e testemunhos. Não estamos mais no contexto das Doze Tribos de Israel, onde os levitas tinham a função de ministrar na casa do Senhor, (Dt. 10:8-9), a idéia que certos músicos são "levitas" é infundada, por acaso nasceram estes na da tribo de Levi? Isso é impossível visto que as tribos foram dispersas e nem Judeus eles são, são gentios enxertados e o que é pior, grande parte é apenas um crente nominal.

Outro fato é que a criação de tal ministério de musica não tem base Bíblica, aonde é que na lista dos ministérios dados a Igreja (Ef. 4:11), ou em qualquer outra parte do Novo Testamento encontramos tal ministério de musica, ou tantos outros "ministérios" que são criados por causa do ativismo religioso, (Mt. 7:22).

Outra verdade que precisa ser lembrada é que não precisamos de "intermediários" cantando por nós ou nos dirigindo como igreja em louvor ao Senhor, quem nos dirige ao trono da Graça é o Senhor Jesus, (Jo.14:6), não um grupo de cantores ou instrumentistas. Essa idéia de que os chamados "ministros de louvor" conduzem à igreja a adoração é uma blasfêmia, pois a igreja é conduzida pelo próprio Senhor Jesus (Hb. 10:19-20) e pelo Espírito Santo, (Jo. 16:13), não por pessoas intrometidas, isso é coisa do catolicismo romano, daqueles que precisam de intermediários, nós cremos no livre acesso que temos pelo sangue de Cristo e na eficiência do Espírito Santo em nos conduzir plenamente.

Embora não sejam imprescindíveis, pois nosso maior instrumento de louvor são os lábios e uma vida santa, é bom ter músicos na igreja, músicos comprometidos com a verdade e cheios do temor do Senhor, para auxiliar toda a congregação a entoar canticos com o acompanhamento instrumental reverente, mas não precisamos de um grupo "especial" separados do restante, não precisamos dos "ungidos" com o óleo da carnalidade, dirigindo-nos a cantar, imitando as apresentações de cantores seculares com palmas e remelexos, dando show diante da congregação. Esses chamados "grupos de louvor" exaltam pessoas, exaltam a carnalidade e o orgulho dos indivíduos. Numa congregação onde todos cantem em "pé de igualdade" não haveria os problemas que estas "estrelas" criam e ainda saem a dizer por ai: "somos perseguidos pelo inimigo, porque somos músicos, assim como ele fazia, ministramos ao Senhor". Quanta infantilidade na fé, pois na verdade são os principais geradores de problemas dentro das igrejas, não é verdade? Na sua igreja não são eles que sempre estão envolvidos em situações de problemas, fofocas e intrigas?

Mas para a maioria nada disso que foi colocado brevemente neste artigo é relevante, visto que um grupo desses é indispensável nas igrejas de hoje, pois uma musica vibrante que imita os shows seculares e suas performances é muito necessário para o entretenimento dos presentes e atrair a "galera jovem". Alias um "bom ministério de louvor" é um dos elementos de propagandas das igrejas pragmáticas, voltadas ao crescimento a qualquer custo, nestas igrejas tal grupo esta acima da pregação da Palavra, ou você nunca ouviu alguém falar: "Vá lá à minha igreja, pois lá tem um grupo de louvor abençoado", ao invés de se disser que lá a Palavra de Deus é pregada fielmente. Sei que falar deste tema sob esta perspectiva, nos dias atuais é remar contra a maré, pois até mesmo igrejas históricas, ortodoxas e conservadoras têm sido influenciadas pelo modismo dos grupos do "ministério de louvor", mas convido você a investir um tempo estudando o assunto, rogando ao Senhor para que lhe dê clareza e submissão a Sua Palavra para encarar este assunto tão delicado e latente no seio das nossas igrejas. Amém.

Em Cristo, que nos fortalece

Gilberto Sampaio

www.obereano.blogspot.com

Assine O Bereano

Seguidores